terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Calçada da Maldade - Mama


Quando um homem atordoado, após um provável ataque de fúria que resultou na morte de seus sócios e de sua esposa, pega suas duas filhas e sai dirigindo por uma estrada coberta pela neve, a perspectiva de uma nova tragédia é iminente. Mas não prepara para o que está por vir. Após um acidente, o homem e as filhas são obrigados a perambular pela floresta em busca de abrigo contra o frio.

É aí que eles encontram uma cabana abandonada onde ele pretende dar continuidade ao seu plano: matar as filhas e, provavelmente cometer o suicídio. E quando ele se prepara para executar a garota mais velha, apontando uma arma para sua cabeça, inesperadamente surge uma criatura que, de certa maneira, protege as garotas dando cabo do pai.

É a tal "Mama" do título que durante os próximos cinco anos vai "criar" e proteger as garotas como se fossem suas legítimas crias.

Até que um dia, contratados pelo tio das garotas, dois homens acabam chegando até a tal cabana. Mas, eles não estão exatamente preparados para o que vão encontrar. Eles acreditavam que encontrariam as garotas com o pai, ou então mortas. Mas não. Elas estão no local mas, sem contato com humanos, se comportam como animais arredios. Elas sobreviveram, ao que parece, ingerindo frutas do local. Na verdade, essa é uma parte bem difícil de engolir do filme, mas não estamos aqui para fazer crítica de cinema, apenas para falar da "Mama".

As garotas são levadas de volta à cidade, passam pelas mãos de um psiquiatra e, finalmente, voltam para o convívio do tio e de sua namorada. A mais velha, rapidamente vai se adaptando à nova situação. Mas, a mais nova que tinha tido pouco contato com a família leva mais tempo para se acostumar e, parece não estar muito disposta a isso também.

O psiquiatra adverte os tios que elas conversam com alguém que chamam de Mama e que podem ter criado isso como uma maneira de enfrentar o sofrimento de tantos anos no isolamento.

Com o tempo, todos começam a perceber algo de estranho nas atitudes dela, principalmente em relação à namorada do tio. E notam que, não necessariamente, a tal Mama seria uma invenção das garotas. Alguns fatos acendem a luz de alerta: e se a Mama não for uma invenção? E se for uma entidade que não está disposta a abrir mão das garotas?

O filme pode não ser o melhor de todos os tempos, mas rende bons sustos. E, na minha opinião, a menininha mais nova é o cão. É bem verdade que a Mama não queria deixar as garotas em paz, mas a mais nova também não queria livrar-se dela e faz tudo para ajudá-la a infernizar a vida da tia.

O final é meio balela de mais para o meu gosto, apesar de ter me surpreendido. E eu bem que gostei porque eu realmente não gostei da garotinha mais nova. Enfim, na minha opinião era ela quem atraía e mantinha Mama por perto e, sinceramente, boas intenções a Mama não tinha! Mas o filme vale pelos sustos!

Ficha Técnica

Título original: Mama
Direção: André Muschietti

Elenco:

Jessica Chastain (Annabel)
Nikolaj Coster-Waldau (Lucas / Jeffey)
Megan Charpentier (Victoria)
Isabelle Nélisse (Lilly)
Daniel Kash (Dr. Dreyfuss)
Javier Botet (Mama)


Gênero: Horror

Nenhum comentário:

Postar um comentário