terça-feira, 16 de julho de 2013

Cavaleiros do Apocalipse - Genghis Khan

Nascido Temudjin, nas estepes mongóis, durante o século XII, Genghis Khan tornou-se o maior conquistador militar da história. Naquele tempo, a Mongólia estava dividida em vários clãs e tribos que eram governadas por cãs, ou "senhores", que conquistavam essa posição, muito mais pela força do que pela descendência.

Seu pai morreu, quando Temudjin tinha nove anos e, em seguida, sua família foi expulsa do clã a que pertencia. Entretanto, com ajuda de cãs solidários, acredita-se que logo recuperaram sua fortuna.

Como era costume entre os mongóis, Genghis foi treinado como arqueiro, desde muito jovem e, quando conseguiu estabelecer liderança entre clãs amistosos, empreendeu uma guerra contra a tribo Merkit, que teria raptado sua noiva Boert (com quem ele viveu até o fim da vida). Nessa ocasião, ele já era respeitado e, como de costume, foi nomeado líder de várias tribos.

Temudjin formou um exército respeitável e, pouco a pouco, foi eliminando seus inimigos e conquistando tribos rivais.

Foi assim que, com 45 anos, ele foi nomeado Genghis Khan, ou seja, o Cã dos Cãs. Ele estabeleceu um sistema de governo, impôs ordem aos nômades, criou uma hierarquia administrativa e militar e organizou um poderoso, disciplinado, temido e impiedoso exército.

Suas táticas de guerra eram revolucionárias e ele tornou obrigatório o treinamento em arco e flecha, sendo que os cavaleiros eram treinados para atirar com o cavalo em movimento o que os obrigava, para obter maior precisão, a disparar quando o cavalo estivesse com as quatro patas no ar.

A necessidade de expandir os territórios mongóis para conseguir mais pastagens, levaram Genghis até a China onde nem mesmo a grande Muralha conseguiu detê-lo.

Entretanto, a fúria e a vingança o levaram à Pérsia após um incidente. Um de seus generais, enviado à Pérsia em missão diplomática foi assassinado e sua cabeça, entregue a Genghis por um mensageiro.

Khan liderou mais de 200 mil homens que invadiram o território persa, conquistando uma a uma as cidades sendo que algumas delas, como Nichapur, foram totalmente dizimadas (dizem que não restaram nem animais vivos). Mais de um milhão de persas foram mortos por seu exército. Além disso, as punições impostas aos inimigos eram brutais.

A proximidade da Pérsia com a Europa espalhou a fama de sanguinário de Genghis Khan e dos mongóis que, durante muito tempo, assustava a população da região.

Genghis Khan morreu vitimado por uma febre muito alta, por volta de 1227.

Nenhum comentário:

Postar um comentário