terça-feira, 16 de julho de 2013

Cavaleiros do Apocalipse - Lord Voldemort (Harry Potter)

 “Aquele-que-não-deve-ser-nomeado”, “Você-sabe-quem” e Lord Voldemort são as alcunhas do Cavaleiro do Apocalipse deste mês.

Por não querer carregar para sempre o nome de seu pai “trouxa”*, Tom Servolo Riddle assumiu outro nome e tornou-se o bruxo mais temido da saga de Harry Potter, escrita por J.K.Rowling.

Tom Riddle ingressou na Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts após uma infância infeliz num orfanato para “trouxas”. Apesar de distante do mundo mágico, já conhecia seus poderes e fazia uso dos mesmos para intimidar colegas.**

"Sei fazer as coisas se mexerem sem tocar nelas. Sei fazer os bichos me obedecerem sem treinamento. Sei fazer coisas ruins acontecerem a quem me aborrece. Sei fazer as pessoas sentirem dor, se quiser.” Tom Riddle

Bonito e brilhante, capaz de conquistar colegas de escola e professores, Riddle foi monitor, monitor-chefe, conquistou uma medalha de Mérito em Magia e um prêmio especial por serviços prestados a Hogwarts, quando incriminou Hagrid pela abertura da Câmara Secreta, provocando a expulsão do mesmo.

Existem poucos registros do jovem Tom Riddle, após sair da escola.

Seus professores esperavam que Tom escolhesse uma profissão glamurosa e foram surpreendidos quando o aluno talentoso foi trabalhar na Borgin & Burkes, uma loja de objetos das trevas.

Poucos souberam que anteriormente Riddle se candidatara e fora recusado para o cargo de Professor de Defesa contra as Artes das Trevas em Hogwarts.

Dez anos depois de deixar a escola, Tom Riddle tentou novamente ser professor em Hogwarts, sendo mais uma vez recusado, agora por Alvo Dumbledore, que sempre se mostrara reticente em relação ao jovem que descobrira.

Nessa época, Riddle já se fizera conhecido como Lord Voldemort, reunira um grupo de seguidores – os Comensais da Morte, seus feitos alcançavam fama e sua aparência se aproximava das feições ofídicas que Potter conheceria:

“...ele deixara se ser o bonito Tom Riddle. Era como se suas feições tivessem queimado e embaçado; estavam macilentas e estranhamente distorcidas, e o branco dos olhos parecia estar permanentemente injetado, embora as pupilas ainda não fossem as fendas que Harry sabia que viriam a ser. Ele trajava uma longa capa preta, e seu rosto estava branco como a neve que brilhava em seus ombros.” ***

No cinema, Riddle adulto é interpretado por Ralph Fiennes, ator que já viveu vários personagens perturbados, como Francis Dolarhyde, de Dragão Vermelho e Heathcliff, na versão de “O morro dos ventos uivantes” de 1992. Sem dúvida, um intérprete à altura da personalidade perversa de Lord Voldemort, como Riddle exigia ser chamado.

Curiosidades

Mortes provocadas por Riddle:

  • Murta-que-Geme. Riddle abriu a Câmara Secreta e ordenou ao Basilisco que atacasse os alunos trouxas, causando a morte da garota.
  • Seu pai, Tom Riddle, e seus avós trouxas. Plantou falsas lembranças na memória de seu tio Morfino, atribuindo-lhe esses crimes.
  • Hepzibá Smith, atribuindo o crime à elfo doméstica Hóquei.
  • Lílian e Tiago Potter.
  • Prof. Quirrell. Lord Voldemort compartilhou do corpo do professor por cerca de um ano e deixou-o à morte quando foi descoberto.
  • Bertha Jorkins, funcionária do Ministério da Magia que o informou sobre a realização do Torneio Tribuxo em Hogwarts e que Bartolomeu Crouch Jr. Ainda estava vivo.
  • Franco Bryce, jardineiro dos Riddle.
  • Cedrico Diggory.
Em “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, sétimo livro da série, Riddle será responsável por outras mortes, inclusive de personagens-chave da trama.

SAIBA MAIS:

Harry Potter e a Pedra Filosofal
Harry Potter e a Câmara Secreta
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Harry Potter e o Cálice de Fogo
Harry Potter e a Ordem da Fênix
Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Harry Potter e as Relíquias da Morte

* Como são chamados os não-bruxos na série Harry Potter.
** Harry Potter e o Enigma do Príncipe, p.213.
*** Harry Potter e o Enigma do Príncipe, p.346.

Obs.: A frase: "Não existe bem ou mal...Somente o poder e aqueles que são fracos demais para procurá-lo", que está em Nossas Frases é de Lord Voldemort e está no primeiro livro da série. (citada no confronto entre Harry e Quirrel/Voldemort)

Nenhum comentário:

Postar um comentário