terça-feira, 26 de novembro de 2013

Cavaleiros do Apocalipse - Gary Oldman

Gary Oldman é daqueles atores que faz qualquer um torcer pelos vilões. Ou porque são tão melhores interpretados que os "mocinhos", que parecem apagados diante de seu talento, ou porque não existe alguém melhor que ele para interpretar um vilão atormentado.

Se já não fosse difícil passar incólume pelo charme diabolicamente sedutor de Drácula, isso tornou-se impossível após a versão de Oldman do personagem. Mas esse não é seu único vilão inesquecível.

Tanto que numa entrevista ao apresentador americano David Letterman, Denzel Washington, que havia contracenado com Gary em "O Livro de Eli", comentou que "Graças a Deus Gary voltou a interpretar vilões", ao falar sobre o filme.
Mas ele não é o único. Uma matéria, da revista Contigo de 22 de março de 2010, comenta que não há motivo para vergonha se você tem medo de Oldman e revela, ainda, que seus colegas de elenco em O Livro de Eli compuseram uma musiquinha, em sua homenagem, chamada "Scary Gary" (Gary Assustador).

Mas, Gary Oldman também é bom em outros assuntos como casamentos (ele já foi casado "algumas vezes" com atrizes famosas ou não), confusões (já foi preso por dirigir bêbado com o amigo Kiefer Sutherland, processado por ex que o acusava de violência doméstica, e outras tantas) e... interpretar personagens boa gente (tudo bem, a gente admite isso também, só porque ele é muito bom sendo mau!!!).



Filho de um soldador (que abandonou a família) e uma empregada doméstica, Gary estudou artes dramáticas na Britain's Rose Brufford Rose Drama College, ganhou prêmios e atuou intensamente nos palcos londrinos. Sua estréia no cinema foi como problemático baixista dos Sex Pistols, Sid Vicious, no filme "Sid e Nancy, o Amor Mata". A partir daí ele não parou mais. Sua carreira foi coroada de grandes sucessos e enormes fracassos (ele mesmo admite que tem pena das árvores cortadas para a confecção do papel onde foi escrito o roteiro de um de seus filmes e, também, que às vezes aceita alguns papéis porque precisa de dinheiro para pagar por mais um divórcio milionário). Sua filmografia é extensa e a lista de personagens inesquecíveis também. Já interpretou homossexuais, vampiros, traficantes, matadores, tiranos, bruxos e... o Diabo em pessoa!

Mas, como o assunto aqui são vilões seguem alguns que merecem ser lembrados:

Drácula (Drácula de Bram Stoker) - um dos vilões favoritos de Gary.
Ivan Korshunov (Força Aérea Um)
Norman Stansfield (O Profissional)
Jean-Baptiste Zorg (O Quinto Elemento)

Carnegie (O Livro de Eli)
Poncio Pilatos (Jesus - A Maior História de Todos os Tempos)
Milton Glenn (Assassinato em Primeiro Grau)
Drexl Spivey (Amor a Queima Roupa)

Pat Keiley (Fallen Angels)
Lee Harvey Oswald (JFK - A Pergunta que Não Quer Calar)
Jack Grimaldi (Sangue de Romeu)
The Devil (no clipe de Since I Don't Have You, com o Guns N' Roses)

Nenhum comentário:

Postar um comentário