terça-feira, 19 de novembro de 2013

Cavaloerios do Apocalipse - Walter Fane (O Despertar de uma Paixão)

Walter Fane é traído por sua esposa pouco tempo após o casamento. Circunspecto, dedicado a seus estudos de bacteriologia, não era um amante ardoroso ou um homem especialmente atraente. Era uma marido apaixonado, porém, cujo amor converte-se em ira mordaz e terrível ao saber-se traído.

Fane descobre que sua esposa, Kitty, recebe o amante, um funcionário da Embaixada Inglesa em Xangai, em sua própria casa e confronta-a com a seguinte proposta: ou ela o acompanha a uma região no interior da China, atacada pelo Cólera, ou ele pede o divórcio, acusando-a de adultério.

A partir dessa discussão, Kitty terá sucessivas demonstrações do desprezo sarcástico do marido. Arrastá-la por duas semanas pelas estradas chinesas do início do século XX; confiná-la em uma casa sem qualquer conforto, sob o risco do Cólera; obrigá-la a defrontar-se com o próprio "egoísmo mimado", sem dedicar-lhe sequer um olhar são algumas das estratégias do amor desprezado de Walter.

O ódio de Fane evidencia a intensidade de sentimentos que ocultava sob a fleuma britânica e Kitty apaixona-se pelo marido, que abandona sua vingança. Afinal, a maldade é feminina e um homem não perseveraria nela até a destruição do ser amado.

Walter Fane é interpretado por Edward Norton no filme "Despertar de uma paixão", adaptação do romance "O véu pintado", de W.Sormerset Maugham.

ASSISTA:
Despertar de uma paixão, com Edward Norton e Naomi Watts.

Curiosidade:

W.Somerset Maugham, escritor inglês que viveu de 1874 a 1965, é autor de "Servidão humana", romance de traços autobiográficos, em que o amor também se torna destrutivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário