terça-feira, 12 de março de 2013

Calçada da Maldade - Endora

Que mãe aceitaria que sua filha desistisse de uma carreira promissora ou de um dom, em nome de um casamento? Hoje, em 2005, nenhuma. Mas, em 1964, não era tão comum assim. Só por isso, Endora a bruxa mãe da personagem principal do seriado A Feiticeira (Bewitched) já mereceria destaque. E como se já não bastasse, ela era má!

Endora sempre repudiou o casamento com um mortal e nunca se conformou com a decisão de Samantha de acatar o pedido do marido, James, e não utilizar seus poderes mágicos. Achava que era um desperdício (e era!), uma bruxa tão poderosa levar uma vida pacata como uma simples dona de casa. Por isso, nunca polpou esforços para atazanar a vida do genro.

Dificil era o episódio em que ela aparecia e que James não acabava sendo vítima de alguma de suas maldades. Orelhas gigantes, perda de voz, soluços intermináveis e, claro, como todas as mães que não gostam dos namorados/maridos dos filhos, promoção de encontros com os "ex" de sua preferência, entre outras tantas. Isso sem falar que ela fazia questão de chamar James por qualquer outro nome, menos o seu.

Suas entradas eram triunfais. Sempre elegantemente trajada, seus vestidos eram um show a parte. O cabelo ruivo, muito bem arrumado, e as sombracelhas arqueadas completavam o visual que a tornava inesquecível. Os homens nunca ficavam indiferentes à sua presença. As esposas, conseqüentemente, ficavam a beira de um ataque de nervos. Ela sabia disso! E sabia como usar seu poder para conseguir o que queria.

Ela era cínica, irônica, persuasiva... uma verdadeira malvada que não media esforços pra conseguir o que queria!

Endora ganhou vida na pele da atriz Agnes Moorehead que soube como ninguém imortalizar a personagem. Agnes morreu de câncer em 1974.



Nenhum comentário:

Postar um comentário