terça-feira, 26 de março de 2013

Estante de Pandora - Mulher Gato (Catwoman)

Primeira aparição: Batman 1, 1940 (The Cat), Batman 2, 1940 (Catwoman).

Criada por Bob Kane e Bill Finger em 1940, na revista Batman 1, Selina Kyle apresentou-se, de início, como uma golpista especializada em disfarces. Dez anos depois, sua origem foi apresentada aos leitores: não era apenas uma vilã, mas também uma aeromoça. Após um acidente que resultou em amnésia, debandou para o mundo do crime. Esta foi a primeira versão de suas origens.

Em 2000, quando ganhou sua própria publicação, foi revelado que depois da morte do pai alcoólatra aos doze doze anos, a Mulher-Gato ganhou experiência realizando pequenos furtos. Já adulta, tornou-se prostituta a fim de colher informações sobre clientes para futuros roubos. Especializou-se em artes marciais, defendendo fracos e oprimidos e teve direito a seu próprio código de ética.

Em “Roma – Cidade Eterna”, spin-off de “O longo dia das bruxas”, série antológica de Batman que inspirou parcialmente O Cavaleiro das Trevas (2008), Selina Kyle investiga suas origens na Itália, descobrindo – sem conseguir provar – que deve ser filha de Carmine “Romano” Falcone, chefe de uma das famílias que dominam o crime em Gotham.

Apesar de ter sido introduzida originalmente para ser mais um dos vilões combatidos pelo Homem-Morcego, seu status é um tanto ambíguo. Suas aparições são marcadas por certa "tensão sexual" com Batman, ressaltando a idéia de que um morcego não passa de um rato voador, e uma gata pode com facilidade caçar tal animal.

Equilibrando-se no tênue muro entre a lei e a contravenção, Selina segue seu próprio código moral (ela nunca mata) e ocasionalmente se une ao Batman para combater uma ameaça em comum. Ou para pedir ajuda, o que forjou laços de amor/ódio entre ambos.

Na década de 1970, em um universo denominado como Terra 2 – cópia da Terra oficial da DC, na qual os heróis possuíam idades mais avançadas, vemos Selina Kyle abandonar o mundo do crime e se casar com Bruce Wayne. Os dois tiveram uma filha chamada Helena Wayne. A Mulher-Gato acabou por ser assassinada por um de seus ex-parceiros de crime, o que levou Helena a se tornar a heroína Caçadora. Destino que não faz justiça à nossa “Filha de Eva”.

Cinco atrizes interpretaram a vilã: Julie Newmar, que ainda provoca euforia em quarentões; Lee Meriwether, miss América, que a interpretou no longa que antecedeu o seriado; e Eartha Kitt, cantora e a primeira atriz negra a representar a personagem. Em Batman, o retorno (1992), foi a vez de Michelle Pfeiffer vestir o modelito justo. No filme Mulher Gato (2004), que mereceu o Framboesa do Ano, a vilã foi vivida por Halle Berry. No momento, especula-se quem viverá a personagem na continuação de “O Cavaleiro das Trevas”.











Nenhum comentário:

Postar um comentário