terça-feira, 12 de março de 2013

Calçada da Maldade - Peyton Flanders (A Mão que Balança o Berço)

Vingança a qualquer custo. Esse é o lema de Peyton Flanders (Rebecca De Mornay). Seu ódio por aqueles que ela acredita serem os culpados de sua ruína, é seu combustível.

O início de "A Mão que Balança o Berço" mostra a acusação de assédio sexual de cinco pacientes de um renomado ginecologista que, atormentando pela sombra daquilo que uma condenação poderia lhe causar, comete o suicídio. Sozinha e sem dinheiro, sua esposa grávida perde o bebê ao saber de sua morte.

Ao saber que a mulher que deu início às acusações, Clair Bartel (Anabella Sciorra) procura uma babá para seu filho recém nascido, ela se transforma em Peyton Flanders e se candidata e consegue o emprego.

Peyton cuida do bebê como se ele fosse seu chegando, inclusive, a alimentá-lo com seu próprio leite; conquista o coração da filha mais velha do casal. Na verdade, ela age como se quisesse assumir o papel de Clair, dentro da casa.

Entretanto, a babá não é a única dentro da casa. Solomon é um deficiente mental, enviado por uma instituição especializada, para trabalhar como uma espécie de "faz-tudo" para os Bartel. Como está sempre por perto, ele começa a perceber as pequenas maldades diárias de Peyton e dá mostras de que vai entregá-la. Ela, então, arma um flagrante de pedofilia, para o dedicado rapaz, colocando uma calcinha da pequena Emma (a filha mais velha dos Bartel), no meio de suas coisas. Ele é mandado embora, mas passa a atuar como uma espécie de anjo da guarda da casa, observando tudo à distância.

Outra vítima de Peyton é Marlene Craven (Julianne Moore), grande amiga do casal. A primeira intriga contra ela vem na forma de uma insunuação de que estaria tendo um caso com o marido de Clair. Indignada, Marlene começa a investigar o passado de Peyton e acaba descobrindo sua verdadeira identidade. Disposta a revelar toda a verdade ela vai até a casa dos Bartel e encontra a morte.

Ao descobrir a morte da amiga, Clair está próxima da vedade, dando a Peyton a deixa para concretizar sua vingança. As tentativas de assassinato são as mais variadas e vão das mais comuns até à troca das bombinhas de remédios para asma cheias, por vazias (Clair era asmática e uma situação tensa sempre provocava suas crises).

Felizmente para os Bartel e infelizmente para aqueles que torcem pelas malvadas, o filme está no fim e o destino de Peyton é o mesmo destinado à maior parte dos vilões do cinema (ah... mas para sabe qual é você vai ter que assistir).

Mas, por envolver crianças, deficientes, inocentes e esposas dedicadas, Peyton conquistou sua "estrela" aqui, em nossa "Calçada da Maldade"!

Ficha Técnica:

A Mão que Balança o Berço
Direção: Curtis Hanson
Elenco: Anabella Sciorra, Rebecca De Mornay, Julianne Moore, Matt McCoy, Ernie Hudson.




Nenhum comentário:

Postar um comentário