terça-feira, 26 de março de 2013

Estante de Pandora - A Outra Mãe (Coraline)

Se uma já é difícil. Duas não podiam acabar bem...

Coraline (não Caroline!) achava, como todos os comuns mortais, especialmente quando situados entre os 05 e os ... (temos dúvidas) anos, que sua mãe era a pior do mundo. Pior? Nããããããooooo... só chata, chata, chata.

(Isso é básico na Nossa História da Humanidade, ou seja, nos últimos 30 anos. Acompanhe uma criança e sua mãe por alguns dias. Em menos de 03 dias, ouvirá a frase “Você é muito chata. A mãe do fulano é muito mais legal que você!”, dita em tom de raiva/choro/birra. Deve ser parte do script de nós, filhos.)

Bem, então, a mãe da Coraline é daquele tipo que não deixava (use o verbo que quiser: ler, ver, fazer, explorar) nada interessante, tinha uma sala de visitas que ninguém usava, não comprava luvas verde-fosforescentes e nem fazia comidas maravilhosas.

Eles se mudam pra uma casa nova, chove cântaros e NADA pra fazer. Tédio. “Conte todas as portas e janelas”, diz o pai. Resultado: 21 janelas, 14 portas. Uma delas, para a Outra Mãe.

Aaaahhhh, a Outra Mãe cozinha maravilhosamente, organizou um quarto extraordinário para Coraline, fez toda a casa e vizinhança mais interessante e – obviamente – aprova luvas verde-fosforescentes.

É claro que se você tem mãe sabe que alguma coisa está errada aí. Mãe não é pra facilitar a vida da gente até termos uns... 50 anos? Até SERMOS mães?

Para viver nesse mundo perfeito, a doce Outra Mãe só pede uma coisa: que ela troque seus olhos por botões, como todas as outras pessoas. Para dar uma ajudinha na escolha, prende os pais da Coraline. Péssima idéia.

Nossa heroína de capa amarela confronta a Outra Mãe, é presa atrás do espelho, encontra as almas de outras crianças, é ajudada pelos vizinhos estranhos do seu mundo, arma uma cilada... ufa! Muitas aventuras e nenhum tédio.

Por enquanto, porque de volta ao mundo real e à mãe verdadeira, Coraline descobre que seu quarto ainda está desorganizado e que sua mãe continua chata, chata, chata. Mas, agora ela entende que é assim.

Para saber mais

  • Coraline, Neil Gaiman – Ilustrações de Dave McKean – Ed. Rocco
  • http://www.mousecircus.com
  • http://www.mousecircus.comCoraline e o mundo secreto, filme de Henry Selick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário