terça-feira, 26 de março de 2013

Estante de Pandora - Feiticeira Branca (As Crônicas de Nárnia)

Embora não seja natural de Nárnia, Jadis, a Feiticeira Branca, aterrorizou a terra encantada durante 1000 anos, morrendo nas presas de Aslam, durante a Guerra do Beruna.

Jadis nasceu em Charn, onde utilizou uma maldição mágica, conhecida por "Palavra Execrável" para vencer uma batalha contra sua irmã, o que acabou por eliminando toda forma de vida de seu mundo, um lugar frio em sem vida, como é descrito no primeiro livro da série, "O Sobrinho do Mago".

Ela era mestiça, descendente de gigantes e dona de uma magia formidável. Em "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupas", no ano 900, Jadis rouba o trono de Nárnia justificando o feito com o argumento de ser uma Filha de Eva e descendente dos Gigantes do Norte. Enquanto reinava, Jadis era conhecida como "Sua Majestade Imperial Jadis, Castelã de Cair Paravel, Imperatriz das Ilhas Solitárias".

Temida, autoritária, fria e presunçosa, ela transforma em pedra qualquer criatura que a desafie, exceto Aslam e mantém Nárnia num "inverno imperecível" durante o qual o Natal nunca chegava por estar "proibido" em seu reino.

Seu exército era formado por ogros, lobos, minotauros, espíritos de árvores más e plantas venenosas, vulpinos, bruxas, íncubos, fúrias, espectros, sátiros, lobisomens e morcegos gigantes, dentre outras criaturas fiéis a ela. Jadis governou por 100 anos, uma vez que no ano 1000, quatro crianças (Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia) chegaram à Nárnia e derrotando a Feiticeira, o que trouxe à vida todos os narnianos que haviam sido petrificados.

Vale lembrar que a Feiticeira Branca é um personagem de "As Crônicas de Nárnia", uma série de livros escrita pelo autor britânico C.S. Lewis entre 1949 e 1954 que tornou-se um clássico, sendo traduzida para mais de 41 idiomas e vendendo mais de 120 milhões de cópias no mundo. Os livros foram adaptados para rádio, televisão, teatro e cinema. No cinema, a Feiticeira Branca foi interpretada por Tilda Swinton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário