terça-feira, 12 de março de 2013

Calçada da Maldade - Miranda Priestly (O Diabo Veste Prada)

 Diabo Veste Prada nos leva a um passeio no glamoroso e ao mesmo tempo tirânico mundo da moda, através da vida de Miranda Priestly (maravilhosamente representada por Meryl Streep - que já esteve presente aqui nessa mesma "Calçada da Maldade" com Madeline Ashton, de A Morte lhe Cai Bem).

Miranda é a editora da Runaway Magazine e faz literalmente gato e sapato de seus subalternos. Ser sua assistente é muito mais que tomar notas, marcar reuniões e atender telefonemas, entre outras coisas típicas da função. É ser, literalmente, sua escrava. É preciso agradar... ou melhor satisfazer os caprichos de Miranda nos menores detalhes. Inclusive os visuais. É estar impecavelmente vestida, de acordo com as últimas tendências da moda. É providenciar o café na hora certa. É conseguir o manuscrito do "último livro do Harry Potter" para suas filhas gêmeas lerem numa viagem. É aprender a passar por cima de tudo e todos, simplesmente para satisfazer seus caprichos diabólicos.

Se é verdade que podemos dizer que Darth Vadder torturou pelo menos uma vez, cada um dos personagens de Star Wars, também podemos dizer que Miranda transformou em inferno, pelo menos uma vez a vida de cada um de seus funcionários e nem mesmo de seus "aliados". Como um "rolo compressor", ela passa por cima daqueles que se atrevem a permanecer em seu caminho, atrapalhando seu sucesso.

Entretanto, não se pode dizer que os métodos pouco ortodoxos de Miranda não tenham seus méritos. Andy Sachs, que vive a assistente em questão, que o diga. Pode-se dizer que a garota tenha "comido o pão que o diabo amassou", mas não que não tenha tirado proveitos disso. Não fosse o ano que passou ao lado da "megera", jamais teria sobrevivido à frivolidade e ferocidade da Big Apple.

(E sim, nós do Malvadas, somos da opinião que um chefe como Miranda, ensina muito mais a qualquer um do que aquele que aceita tudo. Ninguém aprende nada com alguém bonzinho disposto a perdoar todos os erros. É preciso sofrer um pouco para tornar-se um bom profissional... ou pelo menos para ficar esperto!!!)

O Diabo Veste Prada é baseado no livro homônimo de de Lauren Weisberger, que durante um ano trabalhou como assistente de Anna Wintour, a toda poderosa editora da Revista Vogue, a quem a escrito não poupa "elogios" como arrogante e prepotente, entre tantos outros do mesmo nível. Dizem que Miranda é inspirada em Anna. Alguém tem alguma dúvida?

Seja como for, o filme nos traz uma Meryl Streep mais uma vez brilhante no papel de uma verdadeira Malvada.

Assim, por todas as torturas, armações, intrigas, exigências, Miranda Priestly garante seu espaço aqui, ao lado de outras grandes "bad women" do cinema e nos ensina como lidar com uma chefe dessas ou como ser uma delas, dependendo de qual lado da mesa você esteja.

Ficha Técnica
Título Original: The Devil Wears Prada
Direção: David Frankel

Elenco
Meryl Streep (Miranda Priestly)
Anne Hathaway (Andrea "Andy" Sachs)
Emily Blunt (Emily)
Stanley Tucci (Nigel)
Adrian Grenier (Nate)
Tracie Thoms (Lilly)
Rich Sommer (Doug)
Simon Baker (Christian Thompson)
Daniel Sunjata (James Holt)
Jimena Hoyos (Lucia)
Rebecca Mader (Jocelyn)
Tibor Feldman (Irv Ravitz)
Stephanie Szostak (Jacquelline Follet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário