terça-feira, 26 de março de 2013

Estante de Pandora - Nell Munro (Dois Vultos na Janela)

Nell Munro é a sobrinha de um dos ascensorista do Hotel Majestic que, indicada pelo tio, será babá por uma noite da pequena Bunny Jones enquanto seus pais estão numa festa. Entretanto, apesar da delicadeza e educação aparente, Nell demonstra ser um verdadeiro demônio tentando, entre outras coisas, conquistar a atenção (e o amor) de outro hóspede do hotel.

Paranóica, desequilibrada e a beira do desespero, Nell comente todos os tipos de atrocidades contra a criança, chegando inclusive a amordaçá-la e amarrá-la para impedir seu choro.

"Dois Vultos na Janela" (Mischief, de Charlotte Armstrong) é puro suspense e a cada passo da babá pode-se esperar uma nova armação, uma nova maldade. Tanto que, por ocasião de seu lançamento, em 1950, Avis De Voto, do Globe de Boston, aconselhava aos leitores da seguinte maneira: "Leia esse livro em plena luz do dia e depois triplique sua dose de calmante."

Em 1952, o livro deu origem ao filme "Almas Desesperadas", com uma Marilyn Monroe perfeita no papel de Nell.

"Dois Vultos na Janela", lançado no Brasil pela coleção "Biblioteca de Seleções" (Seleções do Readers Digest), pela Editora Ypiranga, sendo a tradução de Enéas Marzano.

Ao ler essa obra prima do suspense, fica impossível não imaginar que ele não tenha servido de livro de cabeceira para muitas babás que passam pelos noticiários policiais ao redor do mundo.

Um comentário:

  1. Amo essa história! É uma das minhas preferidas, Dois vultos na janela é o grande suspense literário bem escrito que raramente vemos hoje em dia

    ResponderExcluir