terça-feira, 26 de março de 2013

Estante de Pandora - Catarina (A Megera Domada)

A estória de Catarina e Petruchio é famosa e já foi encenada inúmeras vezes, nas mais diversas línguas. Ganhou até uma versão “novelística” no Brasil, chamada “O Cravo e a Rosa”, onde Adriana Esteves era Catarina e Du Moscovis era Petrucchio.

Catarina é a Megera do título. Filha de um fidalgo, tem um gênio terrível e recusa todos os pretendentes que se aproximam dela. Sua irmã, Bianca é oposto e tem inúmeros admiradores dispostos a se casar com ela. O problema é que o pai insiste em casar primeiro a filha mais velha para depois permitir que Bianca se case. A partir daí tem início a confusão.

Quando Petrucchio, jovem teimoso e tão temperamental quanto Catarina chega à cidade disposto a encontrar uma jovem rica para se casar, ele decide ajudar seu primo (um dos pretendentes de Bianca) e, assim, amansar a fera. As peripécias que ele faz para isso e as brigas são responsáveis pelas situações engraçadas ao longo da estória.

Mas, se “A Megera Domada” é um livro, por que falar das versões televisivas e cinematográficas? Simples, porque o assunto da atualização, dessa vez, é Elizabeth Taylor e ela, como ninguém, também interpretou Catarina (mais uma vez ao lado de Richard Burton), na versão de Franco Zefirelli.

Curiosidades:

A Megera Domada foi adaptada para o teatro várias vezes e para o cinema em 1929 e em 1967 (versão estrelada por Elizabeth Taylor). Ainda no cinema, foi a inspiração para o filme “10 Coisas que eu Odeio em Você”.
No Brasil, três novelas foram inspiradas no texto: A Indomável, da TV Excelsior (1965), O Machão da TV Tupi (1976 – 1978) e O Cravo e a Rosa (2000 – 2001).

Nenhum comentário:

Postar um comentário